sexta-feira, 21 de março de 2014

Senna (2010)


Um olhar para a carreira e vida de Ayrton Senna, desde os primeiros passos enquanto piloto de Kart, até às suas vitórias nos principais circuitos da F1. Uma carreira curta em termos de longevidade mas enorme em termos de ambição, conquistas e história.

Asif Kapadia (realizador) consegue engendrar um documentário quase perfeito. Conta, não só a história do mítico piloto Brasileiro, como consegue demonstrar a sua personalidade dentro e fora dos circuitos. Um homem competitivo e ambicioso, até ao maior significado das palavras, mas que sempre manteve a sua humildade, humanidade e inigualável carisma. O homem que deu vida ao circuito e que a competir era ágil, sagaz e inteligente.

Senna foi campeão mundial de F1 em 1988, 1990 e 1991, vice-campeão em 1989 e 1993. Desde o 1º dia em que competiu no circuito mundial em 1984 conseguiu 41 vitórias, 39 pódios (2º e 3º) e 65 pole positions. Foi o protagonista de uma das maiores e mais rápidas ascensões na história de F1, assim como do maior e mais trágico final de carreira da história.


Todo o seu legado ficará guardado e todas as polémicas em que esteve envolvido asseguram, idolatram e imortalizam Ayrton Senna como um dos maiores pilotos de F1 de todos os tempos. Para mim o maior e mais carismático de sempre.

“Wealthy men can't live in an island that is encircled by poverty. We all breathe the same air. We must give a chance to everyone, at least a basic chance” Ayrton Senna

“O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação” Ayrton Senna






Sem comentários:

Enviar um comentário