segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Cinema em Cenas #2 - Car ambush - Children of Men (2006)


Uma das cenas mais memoráveis do brilhante Children of Men, com a acção a desenrolar-se no interior de um carro em fuga. A complexidade da cena prende-se com a perfeita sincronia dos actores com a movimentação da câmara e a, compreensiva, dificuldade na gestão do espaço e tempo. Ao longo da cena percebemos que vemos um único take e com a movimentação da câmara sentimo-nos ao mesmo tempo presentes e, quase, claustrofóbicos.
Curioso termos nesta mesma cena dois dos maiores candidatos deste ano aos principais prémios internacionais. Chiwetel Ejiofor (12 Yeras a Slave) condutor do veículo e o realizador Alfonso Cuarón (Gravity) condutor da perfeita valsa entre actores e camera.


1 comentário:

  1. Um plano-sequência absolutamente genial. Curiosamente também abordei esta mesma sequência: http://a-loose-tooth.blogspot.pt/2013/10/plano-sequencia-7-children-of-men-2006.html

    Alfonso é brilhante na realização de Children of Men e Gravity. Um dos melhores cineastas da actualidade. Não poderia estar mais curioso para o que nos reserva daqui para a frente.

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar