sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

The Wolf of Wall Street (2013)


Um filme que nos mostra a história de um longo capítulo na vida de Jordan Belfort (Leo DiCaprio) e outro, embora mais curto, na carreira de Martin Scorcese. A ascensão e o declínio de um dos grandes corretores de bolsa dos nos 90 em Wall Street.

Como sabemos que estamos a falar de um dos mestres no que toca a crime no grande ecrã, o tema da história, como o próprio nome indica, não foge à regra. Scorcese mostra-nos um filme que nos traz à memória, por exemplo, Goodfellas. Com um narrador protagonista a iniciar o filme com uma frase a descrever o que quer ser e com um ritmo galopante que teima em abrandar, mesmo ao longo da sua impressionante duração de 180min. É um filme sobre ambição, ganancia, poder, ascensão e, eventualmente, declínio.

Jordan Belfort começa a sua viagem numa corretora de Wall Street que ao fim de pouco tempo acaba por fechar. A sua ambição fá-lo recuperar e acaba mesmo por conseguir voltar ao jogo, fazendo-se valer da excelente capacidade que tem para vender e convencer pessoas, consegue reunir uma pequena equipa e atacar o negócio de venda de acções até fundar a sua própria corretora. A partir desse momento as vendas foram sempre a subir e o descontrolo foi-se instalando. Fazendo-se valer de métodos pouco ortodoxos, até mesmo para aquele tipo de negócio, Belfort tenta vender uma imagem de poder e invencibilidade que, acima de tudo, ele acredita mais que ninguém. Com uma ganância tal que todo o vicio em drogas, sexo, dinheiro e poder acabam por leva-lo para um caminho do qual não há saída alternativa.


Leonardo DiCaprio (Jordan Belfort) desempenha um dos melhores papéis da sua carreira. Talvez aquele que mais lhe exigiu e talvez um dos que será mais memorável. Jordan é um exemplo no mundo do egoísmo, luxúria, promiscuidade... um ser que se eleva no pecado, mesmo aos olhos de tudo e de todos, mas que consegue ser o timoneiro do grande navio que comanda. Tudo isso carregado por Leo que consegue ser tão convincente naquilo que diz durante os seus discursos pré-vendas que chega a parecer que estamos numa espécie de igreja, com um orador a ditar as palavras escritas no livro dos deuses. Para o actor de 39 anos é uma pena ter surgido este papel num ano como 2014, pois no que toca a candidatos aos prémios não sei se o esforço vai ser suficiente nas noites de gala.
À parte do exagero em cenas de sexo e drogas, que compreendo sendo este um filme de Wall Street, houve uma ou outra cena que me pareceu um tanto exagerada e que não contribuíram de forma tão importante quanto o tempo que lhes foi concedido. Como exemplo temos uma cena em que Belfort está quase inconsciente e incapaz fisicamente devido ao consumo de drogas e que se arrasta até entrar no carro. Cena essa com alguns minutos que parece ter servido apenas o propósito de entreter um pouco as audiências com toques de comédia física da parte de Leo (uma faceta que ainda não conhecia). Ponto interessante essa comédia, muito presente ao longo do filme, um pouco diferente do Scorcese a que estamos habituados mas que acaba por ser uma experiência bastante satisfatória.
Também de referir a participação de Jonah Hill e de Matthew McConaughey que solidificam a sua participação e carreira com performances bastante plausíveis.


É um filme acima de tudo cómico, para mim, pela forma como trata toda a falta de carácter das personagens e todo o conjunto de banalidades do seu quotidiano, quase numa tentativa de mostrar ao espectador que aquela é a vida a escolher. Mas pode afectar muita gente de outras formas, tal é a quantidade de cenas de sexo e de consumo de drogas e até através da forte personalidade do nosso anti-herói.
The Wolf of Wall Street é um bom filme de Scorcese, para mim, o melhor desde The Departed.

★★★★

2 comentários:

  1. Ainda não vi, mas realmente pressinto as semelhanças com Goodfellas ou Casino. Quanto ao humor, penso que sempre esteve presente, mas acredito que até isso seja levado ao extremo neste, tornando-se mais óbvio.

    Estou a gostar do blog, descobri-o hoje, boa sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela força, como o blog ainda é muito recente sou capaz de fazer uma ou outra alteração estética. ;)
      Ainda bem que foi descoberto!
      Vou ficar atento ao teu!

      Eliminar