quinta-feira, 5 de junho de 2014

The Cove (2009)


Sem dúvida alguma, este é o documentário mais emotivo que já vi. É revoltante, assustador e acima de tudo coloca-nos na posição de sermos obrigados a tomar consciência acerca dos nossos actos de consumo irracionais e desprovidos de qualquer pudor.

The Cove é um documentário centrado na chacina de dezenas de milhares de golfinhos, organizada anualmente em Taiji – Japão. Procura divulgar ao mundo as primeiras imagens daquele evento vergonhoso, bem como sensibilizar o espectador para o tipo de animais de que estamos a falar. É uma obra orquestrada por Ric O’Barry, o homem que ajudou a construir toda a indústria de delfinários espalhados pelo mundo e que desde a morte de um dos seus golfinhos se tornou no maior activista mundial em defesa desta particular espécie de cetáceos. O’Barry trabalha em prol da libertação de golfinhos detidos em cativeiro e mostra esta matança como uma consequência directa da procura incessante por novos espécimenes.

O documentário é construído como se de um filme de assalto a um banco se tratasse. Toda a preparação e planeamento, bem como a tecnologia de ponta que é usada para conseguir as imagens até então inacessíveis para qualquer ser humano. Sempre acompanhado por diversos relatos e ilustrações que ajudam a fomentar no espectador toda a uma luta interior por aceitação de um facto quase intocável socialmente, como é o caso do sofrimento dos animais selvagens detidos em cativeiro. Quantos de nós já visitaram parques temáticos e zoos? Quantos de nós já assistiram a shows de animais marinhos sem pensar no tipo de sofrimento a que aqueles animais estão expostos?


É aí que surge a importância deste filme. Podia simplesmente centrar-se na matança. Mas o que faz é pegar naquilo com que o espectador está familiarizado e sensibilizá-lo para todo o problema da procura de golfinhos.

É sem dúvida dos melhores documentários que já vi. E com toda a certeza o mais corajoso de todos. É importante que todos vejam esta peça, porque este não é um problema que se passa a não sei quantos mil km numa baía qualquer. É um problema que nasce e está enraizado na sociedade quando esta aceita que um animal capturado a não sei quantos mil km numa baía qualquer seja ferramenta de entretenimento.


"The dolphin smile is nature's greatest deception," Ric says. "It creates the illusion that they're always happy. I think this multi-billion dollar captivity industry is built on that optical illusion."




Sem comentários:

Enviar um comentário